Chapada da Diamantina: viagem, fotografia e conexão com a natureza
- Bruna Barbosa

- 17 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Já conhece a região da Chapada da Diamantina? Localizada no interior do estado da Bahia, seu Parque Nacional Chapada da Diamantina ocupa mais de 152 mil hectares entre rios, cachoeiras, trilhas, morros e lugares de natureza esplendorosa.
Foi no início de Janeiro que passei alguns dias nesse local, que com sua magia, foi se apresentando de forma leve suas múltiplas possibilidades de conexão. Existem alguns municípios ao redor, onde você pode ficar, Lençóis é o principal deles, mas optei pela Vila do Capão, um lugar mais intimista, mais reservado e já bem desenvolvido turisticamente.


Como fotógrafa e viajante, a cada lugar que conheço, gosto de deixar espaço para surpresas, portanto, mesmo tendo um planejamento mínimo viável antes de cada viagem, acredito muito na fluidez dos encontros e estando atenta a isso, abre-se possibilidades para novas experiências!
Foi assim, que passando em frente ao Café Cogu, eu e meu parceiro decidimos parar para conhecer. O café estava vazio e com uma atmosfera familiar iniciamos um papo delicioso com Zezito Duarte, que há mais de 20 anos se estabeleceu na terrinha e segue cuidando de suas árvores plantadas por ele mesmo, da sua plantação de café e seus cogumelos presentes nas comidas deliciosas oferecidas por eles.
O papo e a comida estavam tão bom, que no dia seguinte voltamos para experimentar outras coisas e descobrimos que naquela semana ia acontecer um TEMAZACAL, cerimônia oriundo dos povos ameríndios que consiste em uma sauna sagrada, onde temas relacionados ao autoconhecimento são tratados, junto a experiência da sauna, do entardecer do dia, do calor, das palavras e decretos firmados ali. Essa foi uma das vivências surpresas que o Capão nos enviou, e dali firmamos nossas intenções na primeira lua cheia do ano!

Nem todos os passeios precisam de guia, porém em época de chuva, é muito recomendado você buscar um guia credenciado pela ACV-VC - Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão, já que trombas d'água podem acontecer a qualquer momento.
O André foi nosso guardião, guia e contador de histórias durante esses dias. Nativo do Vale do Capão, além de guia, ele também fotografa as paisagens lindíssimas de sua terra natal e de forma leve, nos conduziu pelas seguintes trilhas: Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Rio Preto e das Rodas.
Nossas manhãs foram bem servidas com o café da manhã na Pousada do Capão, que fica um pouco depois do centrinho da vila, mas vale a pena pelo rio, pela tranquilidade, silêncio e bela hospitalidade dos atendentes. Outro local que estive e não posso deixar de indicar aqui é o Castelar da Alvorada. Um lugar pitoresco todo construído com pedras locais, mais parece um castelo com decoração rústica e cheio de jardins encantados. Cheguei querendo fotografar todo o espaço, mas infelizmente estava sem meu equipamento (o que nesse dia, me arrependi profundamente de não carregá-lo).
Optamos por não fazer a travessia do Vale do Pati. Essa trilha é muito recomendada para os aventureiros de plantão, porém levam 5 dias para completá-la e apesar das paisagens estonteantes que há de se presenciar, o descanso e trilhas mais suaves se encaixaram melhor no que estava buscando.
Se você também está em busca de uma aventura mais suave, encontre essas cachoeiras lindíssimas que estão bem próximas do Vale: Lagoa dos Patos, Riachinho e Conceição do Gatos.
Uma das grandes atrações é o Circo do Capão muito atuantes na região, perdi de assistir uma apresentação deles, pois os ingressos na hora estavam esgotados! Se você gosta de conhecer a cultura local, tente adquirir os bilhetes com certa antecedência.
Aos domingos, rola a Feira de Artesanato Talismã, é ali que artistas, feirantes, artesãos se reúnem para expor seus trabalhos. Conheci a Thalita do @kombinacoes_botanicas o trabalho dela é simplismente incrivel! Utilizando de folhas e flores conforme sua intuição, ela cria suas estampas com tingimento natural, além de oferecer perfumaria e livretos botânicos cheios de magia!
Acredito em experiências que nos conectam com a natureza, de forma simples e natural. Como fotógrafa e viajante, busco criar conexões que me inspiram, levando a leveza e poesia de cada lugar que passo, por meio da fotografia com alma. Vamos conectar?









































































Adorei a dica de Vila Capão! E traído que tem para fazer! Só sabia de Lencois e que fotos lindas!!!! Adorei a foto da Massagem Ayurvedica
valeuuu Bru!