Respiro pelo mundo: Índia - uma jornada de conexão entre mulheres
- Bruna Barbosa

- 17 de abr. de 2023
- 4 min de leitura
"Cada vez que encontro outras mulheres
para partilhar histórias,
Nos tornamos terra fértil."
(do livro "Tudo nela brilha e queima" de Rayane Leão)
O Respiro na Índia é um projeto que nasceu de duas mulheres apaixonadas pelo país (eu e Grazi) e que a partir de suas vivências morando lá, decidiram oferecer essa jornada para outras que também desejam conhecer o país.
Estar em contato com mulheres para nutrir nosso feminino, abrindo espaço para dinâmicas e partilhas entre nós, em meio a natureza, já era parte da vivência Respiro que nasceu em Garopaba, SC (veja a primeira edição aqui).
Um dos grande motivadores para cruzar o oceano e levar essa proposta para a Índia, foi que além de momentos de meditação, cuidado e partilha entre o grupo, também teríamos atividades in loco, de conexão real com mulheres indianas por meio do Project Três. Uma experiência que nos traz profundas reflexões e expande nossa consciência sobre nós mesmas e o coletivo.
Essa não é uma jornada só de turismo. A nossa intenção é levar uma experiência de expansão de visão de mundo, de fortalecimento da nossa potência como mulheres, além de intercâmbio cultural com a comunidade local.
E claro que no meio de tudo isso, o ambiente Índia nos instiga a contemplar templos incríveis, sair da nossa zona de conforto e estar aberta para as surpresas que surgem no meio do caminho! Como fotógrafa, também levo meu olhar ao documentar toda a jornada e momentos individuais com cada mulher presente.
Começamos pela capital, Delhi, que nos convida a conhecer templos de diferentes religiões, a despertar nosso paladar nos temperos apimentados e ter os primeiros insights da cultura indiana. Ali vivenciamos o trânsito com buzinas e carros para todos os lados e a paz do Lotus Temple. Também conhecemos o Gurudwara Bangla Sahib, maior templo Sikh de Delhi e Akshardham Temple.
Seguimos para Goa, onde eu e Grazi nos conhecemos e moramos em 2020. Voltar para essa terra foi um misto de emoções que transbordou no corpo e me trouxe memórias de muito que vivenciei, aprendi e amadureci quando morei por lá. Minha primeira viagem para Goa, foi em 2019, quando ainda praticante assídua do método ashtanga yoga, compreendi a importância da meditação e silêncio interno, identifiquei meus limites físico e emocional e vivenciei profundamente a prática 100% dedicada ao yoga e meditação, tanto que voltei em 2020.
Fechando o parêntesis "vida pessoal", em Goa foi o momento de imersão cultural na vida das mulheres hindus. Em parceria com o Project Três, tivemos diversas atividades na sede do projeto e na casa de algumas delas, o que nos trouxe uma ampla visão de seus costumes, seus desafios e histórias de vidas tão marcantes.
De toda essa experiência, uma palavra que ficou foi RESILIÊNCIA. Escutar histórias de superação de vida, observar o contexto onde tudo se passa e receber tanto amor e carinho delas foi inspirador. De lá carrego sutilezas que desejo levar para a vida.
O Project Três é uma iniciativa idealizada pela Carla, que promove a independência econômica e pessoal de mulheres da Índia e do Quênia desde 2016. Oferece educação sobre comércio justo, autossuficiência e habilidades manuais, apoiando-as a se tornarem empreendedoras independentes. É um projeto que gera impacto social real na comunidade e na vida dessas mulheres, e portanto, apoiar essa iniciativa a continuar levando esse impacto para o mundo, foi um grande motivador da nossa experiência. Todas as atividades realizadas com elas foram remuneradas, respeitando a rotina e cultura local.
Goa foi colonizada por portugueses, e além de ser um estado litorâneo, também é o berço da música eletrônica e carrega uma pegada mais turística em geral. Também vivenciamos a praia, os mercados locais e restaurantes deliciosos que o local oferece.
Durante a jornada, oferecemos momentos de meditação, rodas de partilha e claro, da cozinha afetiva da Grazi. A Índia vai mexer, sim ou sim… por isso, cultivar a escuta, o apoio, a partilha das histórias onde cada uma se identifica com pequenos fragmentos e se fortalece no acolhimento do coletivo, foi essencial para esse senso de conexão e irmandade entre o grupo.
Receber o carinho em forma de nutrição alimentar com a Cozinha Afetiva da Grazi fez toda a diferença nas nossas manhãs de Goa.
Somos muito mais potentes quando nos juntamos e nos apoiamos!
Nosso último destino foi Agra, onde conhecemos o Taj Mahal e seu entorno. Se a Índia é complexa, foi em Agra onde o impacto da pobreza se fez mais presente. Dizem que após a pandemia a situação piorou. Observar cenas tão marcantes do cotidiano daquela cidade, trouxe de novo, reflexões profundas sobre quem somos e o coletivo.
Em Agra, conhecemos o Sheroes Hangout, um café administrado por mulheres sobreviventes dos ataques de ácido. Além de dar oportunidade para elas se capacitarem e seguirem a vida, também se fortalecem estando juntas, conscientizando a população sobre o tema e suas consequência na comunidade e na vida dessas pessoas!
Caminhos curtos ou atalhos não são suficientes para preencher a nossa alma.
Vivenciar a Índia em um grupo de 10 mulheres foi visceral. Foi encontrar com a minha luz e sombra, foi encontrar meu silêncio interno no meio do ruído Índia, foi fortalecer e amadurecer uma parceria que sou muito grata com a Grazi, foi me ver em algumas histórias das mulheres presentes, foi admirar a força de algumas e encontrar inspiração em outras. Foi e ainda está sendo.
Agradeço e reconheço a força de cada uma das 8 mulheres que estiveram conosco para essa jornada acontecer:
- Mel
- Ana
- Letícia
- Bárbara
- Carol
- Karen
- Marcia
- Camila
E das parcerias que nos ajudaram a colocar esse projeto no mundo:
Lia - nossa designer
Carla e Amanda do Project Três
Jaque e Carla da agência de viagens Destinos e Cia
Aditya, nosso receptivo na Índia
A 2a edição do Respiro pelo mundo: Índia, acontece em novembro de 2023 e seu lançamento online será no início de Maio! Se você deseja viver essa experiência, me chama aqui e vamos conectar :)



































































































































































































Comentários